segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pão light 6 sementes

INGREDIENTES
45 g de fermento biológico fresco ou 20 g fermento biológico seco 1 colher (sobremesa) de sal 2 ¼ xícaras (chá) de água 2 gemas 1 clara 1 colher (sopa cheia) de margarina em temperatura ambiente 1 colher (sopa) de leite em pó 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo 1 colher (sobremesa) de reforçador peneirado 1 colher (café rasa) de anti-mofo peneirado 750 g de farinha de trigo especial peneirada 1 colher (sopa) de erva doce 2 colheres (sopa) de funcho 2 colheres (sopa) de linhaça 2 colheres (sopa) de gergelim branco 2 colheres (sopa) de gergelim preto 2 colheres (sopa) de sementes de papoula
MODO DE FAZER
Dissolva o fermento no sal, junte a água, os ovos ligeiramente batidos, a margarina, o açúcar mascavo, o leite em pó, o reforçador de farinha e o anti-mofo misturados com 1 xícara de farinha de trigo especial, e as sementes misturadas incorporando com colher, junte mais farinha até formar um mingau. Coloque para bater com batedor de triângulo na velocidade mínima e vá juntando farinha de trigo especial aos poucos até formar um mingau bem grosso. Nesta fase, bata por 4 minutos em velocidade 2, baixe para a velocidade mínima e continue a colocar a farinha de trigo especial aos poucos até secar bem a massa. Retire da batedeira, passe para mesa enfarinhada e termine de secar a massa, boleie, coloque em travessa untada com óleo e deixe descansar por 20 minutos coberta com plástico.
Depois do descanso, abaixe delicadamente a massa, divida em duas porções iguais e abra cada uma com rolo ou com as mãos, enrole como rocambole, coloque cada rolo em forma própria para pão de forma, untadas apenas com manteiga. Espere o crescimento até a borda da forma , pincele com a clara que restou da massa, levemente batida e decore, polvilhando sobre cada rolo um tipo de semente: gergelim branco, erva doce, funcho, gergelim preto ou sementes de papoula, ou um mix de todas, deixe descansar por 20 minutos, e leve para assar em forno a 180º por 30 minutos ou até dourar bem a superfície e as laterais.
Dicas1. Pode ser montado em forma de anel, fica uma rosca linda!2. Rendimento: 2 pães tipo fôrma.Obs: Caso use fermento seco, misturar com uma xícara de farinha de trigo especial e seguir conforme a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário