domingo, 5 de dezembro de 2010

Tender com mel e mostarda

1 e ½ quilos de tender defumado sem osso 2 colheres de (sopa) de mostarda em pó ¼ xícara de (chá) de açúcar mascavo Alguns cravos da índia inteiros 1 cebola cortada em quatro ½ xícara de (chá) de mel 1 folha de louro Para Decorar: Salsinha Coloque o tender em uma panela grande junto com a cebola, a folha de louro e água suficiente para cobrir. Deixe ferver em fogo brando, tampe e cozinhe durante aproximadamente 15 minutos. Pré-aqueça o forno em temperatura média a 200º. Retire o tender da panela e coloque em um prato. Retire a pele, tendo o cuidado de deixar a gordura, e coloque o tender em uma assadeira, com a gordura para cima. Misture o mel, o açúcar e a mostarda em uma tigela pequena até obter uma pasta. Espalhe a mistura sobre o tender e faça cortes pouco profundos, em diagonal, usando uma faca afiada. Espete alguns cravos na gordura e asse durante 40 minutos, ou até que esteja dourado. Sirva quente ou frio, decorado com a salsinha.




Presunto parma com salada de frutas e molho picante 200 gramas de presunto tipo parma fatiado 5 colheres de (sopa) de azeite de oliva 1 colher de (sopa) de vinagre balsâmico 1 colheres de (chá) de tabasco 2 ameixas frescas pequenas 5 morangos médios 1 manga média 2 kiwis médios Sal à gosto Lave os morangos (elimine os pedúnculos), as ameixas, a manga e os kiwis. Parta os morangos ao meio, corte as ameixas em gomos, descasque a manga e corte-a em tiras. Descasque os kiwis e corte-os em rodelas. Disponha as frutas em um prato grande e no centro coloque as fatias de presunto. Reserve. Misture em uma tigela pequena o azeite de oliva com o vinagre, o tabasco e o sal. Regue as frutas e sirva.






Mascarpone Caseiro 450 gramas de creme de leite fresco 1 colher de sopa de suco de limão (suco de 1/2 limão) Aqueça o creme de leite em banho maria. Meça a temperatura com um termômetro culinário, e quando chegar em 82º adicione o suco de limão Fique mexendo mantendo a temperatura por mais alguns minutos, até que comece a engrossar. Retire do fogo, tampe e deixe que esfrie um pouco. Leve a geladeira de um dia para o outro. Coloque em um escorredor ou envolva em toalhas limpas e leve a geladeira por 24h. Coloque em um recipiente e estará pronto para usar.




Salmão com Mascarpone e Ervas Para o salmão: 750 gramas filé de salmão fresco - dividido em quatro partes ½ colher de (chá) de pimenta vermelha em pó 1 colher de (sopa) de azeite de oliva 1 colher de (chá) de cominho moído Vinagre balsâmico ou de vinho tinto Folhas de alfaces variadas ½ xícara de suco de limão Para o Mascarpone com ervas: 185 gramas de mascarpone 2 colheres de (sopa) de cebolinha verde picada 1 colher de (sopa) de cerefólio fresco picado 1 colher de (sopa) de endro fresco picado Pimenta-do-reino moída na hora Coloque o azeite, o suco de limão, o cominho e a pimenta vermelha num recipiente e misture bem. Pincele as porções de salmão com esta mistura e reserve o que sobrar. Aqueça uma grelha ou frigideira em fogo alto, deixe grelhar o salmão por 1 a 2 minutos de cada lado. Com um garfo vá pincelando o salmão com o restante da mistura. Para o Mascarpone com ervas: Coloque o mascarpone, a cebolinha, o endro, o cerefólio e a pimenta do reino a gosto numa tigela e misture bem. Assado de arroz com mascarpone 2 colheres(sopa) de molho japonês (Shoyu) 3 colheres(sopa) de óleo ½ xícarade nozes picadinhas ¼ xícarade salsão picado 2 xícarade arroz cozido ½ xicara de mascarpone ½ pimentão verde, picado 1 cebola picada 2 ovos batidos Sal Refogar a cebola com o salsão no óleo. Juntar o molho japonês. Retirar do fogo e acrescentar os demais ingredientes e assar em forma untada por 45 minutos. Salpicar queijo ralado por cima.





Arroz integral com lentilhas 1 xícara de (chá) de arroz integral ½ xícara de (chá) de lentilhas 4 colheres de (sopa) de cebolinhas cortadas 5 colheres de (sopa) de azeite 3 xícaras de (chá) de água quente ½ cebola média picada 1 dente de alho picado 2 cebolas em rodelas Sal a gosto Lavar o arroz e a lentilha. Reserve. Em uma panela, coloque a cebola, o óleo e o alho. Refogue e junte o arroz e a lentilha. Adicione a água e o sal, deixando cozinhar até secar a água e o sal, deixando cozinhar até secar a água. Em uma frigideira, coloque o azeite e a cebola. Frite. Coloque o arroz cozido em um refratário, a cebola por cima e enfeite a volta com a cebolinha. Sirva em seguida.





Salada Mussarela búfala com Azeitonas Pretas 300 gramas de azeitonas pretas chilenas 6 tomates maduros porém firmes 300 gramas de mussarela de búfala Fohas de manjericão pimenta do reino azeite sal Obs , vai muito bem com pão Italiano Corte as rodelas de tomates, rodelas de mussarela. Arrume-as em um prato. Tire as azeitonas do caroço e coloque-as no processador. Coloque esse pesto em cima do tomate e da mussarela, regue com bastante azeite, sal e pimenta do reino. Salada de figos frescos Figos frescos Sal, pimenta do reino e vinagre balsâmico à gosto Peito de frango cozido e fatiado Folhas verdes Disponha sobre os pratos um mix de folhas verdes (alface lisa, crespa, radicchio, etc.). Sobre elas, fatias de peito de frango cozido e fatiado. Decore com figos frescos cortados em 4 pedaços e tempere com sal, pimenta do reino e vinagre.



Beignets Soufflés au Parmesan (Bolinhos Suflês de Queijo) 1 pitada de páprica (ou pimenta vermelha) 3 a 4 ovos (dependendo do tamanho) 60 gramas de queijo parmesão ralado 125 gramas de farinha 60 gramas de manteiga noz-moscada ralada 100 ml de leite óleo para fritar sal Colocar em uma panela manteiga, sal, noz-moscada ralada, páprica e uma mistura de 100 ml de leite e 100 ml de água. Deixar ferver. Colocar a farinha peneirada mexendo sempre com uma colher grande A massa vai engrossar. Continuar a mexer até que a massa se desprenda da panela e tenha o aspecto de uma bola elástica. Tirar do fogo. Colocar os ovos um por um, mexendo sempre. Terminar juntando o queijo ralado. Retirar com uma colher pequenas porções de massa - do tamanho de uma noz e fritar em óleo quente. Servir quente sobre um guardanapo dobrado. Serve como entrada ou para o aperitivo.





Crême au Café 2 café(chá) de café solúvel 100 gramas de açúcar refinado 6 gemas de ovos 1 litro de leite Para ½ litro de leite: 4 gemas de ovos Deixar ferver o leite com o café solúvel. Quebrar os ovos numa tigela. Separar as claras, reservá-las para uma outra preparação. Juntar as gemas e o açúcar e misturar bem com uma colher de pau até a massa ficar branca e cremosa. Derramar aos poucos o leite quente sobre as gemas, mexendo sempre. Virar tudo de novo na panela e colocar sobre o fogo brando mexendo sempre. O creme vai engrossando. Não deixar ferver senão ele talha. Caso o creme talhar, bater energicamente com um batedor 3 a 4 minutos e a consistência voltará. Servir frio com biscoitos. Obs: Caso você queira sirva com chantilly e no creme na hora do preparo coloque um puco de vinho do porto, decore também com hortelã




Biscoitinhos de Amêndoas Proporção para 1 clara de ovo: 3 ou 4 castanhas-do-pará ou amêndoas à vontade 25 gramas de farinha peneirada 50 gramas de açúcar refinado Bater a clara em neve firme. Misturar o açúcar à farinha. Juntar essa mistura aos poucos à clara batida, mexendo bem. Bater a massa para ela ficar fina. Juntar as castanhas cortadas em lascas muito finas ou as amêndoas previamente descascadas (com a ajuda de água fervente) e cortadas muito finas. Para preparar as amêndoas Colocar em água fervente até a pele se soltar. Secar no forno. Em seguida, cortar em lascas bem finas. Untar uma travessa de alumínio com manteiga e polvilhar levemente com farinha. Com a ajuda de 2 colheres das de chá, colocar pequenas porções de massa deixando espaço suficiente entre cada uma. Levar a travessa ao forno quente por 10 minutos a 230"C por mais ou menos 10 a 15 minutos. Os biscoitinhos prontos apresentam-se brancos no meio, com uma auréola dourada.






Torta de Natal Estrelada 1 colher(sobremesa) de fermento 8 colheres(sopa) de água 220 gramas de farinha de trigo 250 gramas de açúcar chantilly ganache 4 ovos rum morangos para decoração Ganache 500 gramas de chocolate meio amargo derretido 1 cx de 200gr de creme de leite misture bem todos os ingredientes Bater bem as gemas com água, juntar o açúcar e tornar a bater. Acrescentar as claras em castelo. Assar em forma untada, durante 25 minutos aproximadamente, e depois de frio, marcar com uns palitos a forma de uma estrela, e cortar com faca afiada. Abrir a estrela pelo meio e umedeça as duas partes com uma mistura de água, açúcar e rum. Rechear com creme de chantilly, e cobrir, tanto a estrela como as partes cortadas dos cantos, com o ganache e depois coloca os morangos nas pontas.




Sopa de maçã com mel e canela 3 colheres(sobremesa) de mel Tigela de água com suco de 1 limão 2 pedaços de 5 cm canela 400 ml de água Chantilly Descascar e cortar as maçãs em 8 pedaços (gomos). Colocar na água com limão. Reservar. Em uma panela, colocar a água, mel e canela. Ferver por 20 minutos. Adicionar as maçãs e cozinhar até ficarem macias. Servir com chantilly.




Bolo à champs-elysées 2 cálices de licor de sua preferência 200 gramas de amêndoas (sem pele) ¼ de xícara de (chá) de mel 250 gramas de manteiga 100 gramas de farinha de trigo 300 gramas de açúcar 1 pitada de sal 6 ovos Passe as amêndoas no multiprocessador. Adicione metade do açúcar. Bata a manteiga com o resto do açúcar até obter um creme. Adicione a esses as amêndoas com o açúcar e, em seguida, os ovos um a um, sem parar de bater. Por fim, acrescente a farinha, o sal e o licor. Bata muito bem e quando a massa estiver bem líquida, forre totalmente uma fôrma com papel-manteiga. Coloque a massa no papel-manteiga e leve ao forno médio para assar. Cubra com um pouco de mel e sirva. Para o papel-manteiga não escorregar na hora de colocar a massa, passe um pouquinho de manteiga na parte interna da assadeira.






Bolo de natal de tâmaras e nozes Massa: 1 colher (café) de fermento em pó 1 e ½ copo (americano) de açúcar 200 gramas de tâmaras moídas nozes e tâmaras para decorar 200 gramas de nozes moídas 6 ovos Chantilly: 2 colheres(sopa) de açúcar de confeiteiro ½ colheres(café) de essência de baunilha 250 ml de creme de leite fresco, gelado Massa: Bater o açúcar com os ovos até dobrar o volume. Acrescentar os ingredientes restantes e misturar. Colocar na forma untada, o fundo forrado com papel manteiga também untado. Assar no forno aquecido. Desenformar morno, deixar esfriar, cobrir com o chantilly e decorar com as tâmaras e nozes. Servir gelado. Chantilly: Bater tudo junto, usando a velocidade mínima da batedeira, até obter um creme consistente e uniforme. Utilizar. Crepe com frutas 1 colheres(sobremesa) de margarina light sem sal 1 colher(sobremesa) de adoçante em pó 2 xícara(chá) de leite desnatado ½ xícara (chá) de farinha de trigo 1 ovo Recheio: 400 gramas de sorvete de baunilha Calda: 2 colheres(sopa) de mel ½ xícara(chá) de suco de maçã ½ xícara (chá) de água 1 tangerina sem casca pele e caroço 1 banana maçã em rodelas Suco de 2 laranjas 2 kiwi em rodelas Bater no liquidificador os ingredientes da massa e reservar na geladeira por 15 minutos. Para fazer a calda, colocar o suco de laranja, o de maçã, a água e o adoçante para ferver por 10 minutos. Desligar o fogo e adicionar todas as frutas. Fazer os crepes em uma frigideira pequena untada com margarina. Rechear com 1 colher de sopa do sorvete, dobrar duas vezes na metade e colocar ½ concha da calda de frutas por cima. Vinhos para acompanhar as receitas acima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário